Bio

A trajetória de Maya começou bem cedo, quando ainda era Márcia.

Aos 3 anos, apaixonada por histórias, criava quadrinhos e ditava os diálogos pra mãe, impressionando pela coerência de compor, tão jovem, histórias com começo, meio e fim.

Aos 7 esboçou seu primeiro romance, Amor Eterno, inspirado em Mônica e Cebolinha. Aos 10 veio a primeira poesia, "Vampiro", aos 11 o romance policial "A Vingança", nunca publicado. Aos 12 a primeira antologia poética - que acabou virando carvão depois de ouvir da secretária de uma editora que jamais publicaria suas poesias. Aos 14 descobriu Gonçalves Dias e entendeu que não havia vida possível longe da literatura.

Ao longo da adolescência, dedicou-se à poesia e às narrativas curtas, chegando a complementar sua renda vendendo redações aos colegas. A prática da redação garantiu sua aprovação no primeiro vestibular para Publicidade e Propaganda. Formou-se em 2004, especializando-se em marketing em 2007.

No final de 2006, aos 24 anos, ganhou seu primeiro concurso literário na categoria contos, com um conto chamado "Mal do Século", versando sobre depressão, temática constante na sua literatura depois de um histórico de bullying e exclusão na adolescência.

Entre fevereiro e março de 2007, escreveu Depois de Tudo. Disposta a conquistar uma publicação nos moldes tradicionais, revisou a obra diversas vezes e arriscou contato com editoras do centro do país, não obtendo êxito. Em 2008 adotou o seu nome artístico pelo qual é conhecida. Em 2014, depois de já ter desistido do sonho de publicar e somando já alguns prêmios em concursos, arriscou mais uma vez e foi aprovada pela editora Autografia, do Rio de Janeiro. O lançamento a obra aconteceu em 14 de março de 2015.

No ano de 2016, escreveu a obra Histórias de Minha Morte, a qual submeteu ao edital público de fomento à cultura de Caxias do Sul, o Financiarte, sendo aprovada por unanimidade. No mesmo ano, encerrou contrato com a Autografia e assinou com a editora Alicanto, para reedição da obra Depois de Tudo e foi convidada a publicar uma antologia poética pelo selo Macabéa da editora Mutifoco.

As obras Histórias de Minha Morte e Versos e Outras Insanidades (a antologia poética) foram lançadas em 08 de abril de 2017.

Atualmente, Maya é estudante de jornalismo depois de uma breve aventura de 2 anos pelo mundo jurídico e redatora em uma agência de publicidade, além de acumular 16 prêmios entre contos, crônicas e poesias.

Foto de Angela Nadin




2 comentários:

  1. Olá, Maya! Sou professora da rede municipal de Caxias do Sul e queria um contato teu. Pretendemos trabalhar contigo e seus livros na nossa escola. Topas? Aguardo. Patrícia

    ResponderExcluir